A presença da Geração Distruída é cada vez mais uma realidade nos sistemas de distribuição, no entanto, a existência de fluxo reverso de potência pode acarretar um aumento indesejado das perdas técnicas. O uso de Acumuladores de Energia em conjunto com a GD permite o controle do despacho da potência e, consequentemente, a redução das perdas técnicas. Esse trabalho propõe utilizar o software OpenDSS para analisar as melhores formas de localizar e controlar o despacho de potência dos Acumuladores de Energia verificando seus impactos sobre o sistema.
Considerando a crescente integração de recursos distribuídos à rede de distribuição de baixa tensão, faz-se necessário que práticas de planejamento e operação desses sistemas sejam reavaliadas visando garantir a manutenção dos índices de qualidade de energia elétrica. Nesse sentido, este projeto de iniciação científica tem por interesse avaliar cenários com alta penetração de sistemas fotovoltaicos e aplicar nos seus inversores o método de controle do despacho de potência ativa conhecido como volt-watt com o objetivo de reduzir as perdas técnicas do sistema. Para isso, serão utilizadas redes reais obtidas no BDGD (Base de Dados Geográfica da Distribuidora) da Bahia e simuladas através do Software OpenDSS em conjunto com a linguagem de programação Python.
Membros:
Buscando entender a Qualidade da Energia Elétrica (QEE) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (EPUFBA), este estudo tem como principal meta a confecção de um relatório após a análise dos dados (Tensão em regime permanente, Fator de potência, Harmônicos de tensão e corrente, Desequilíbrio de tensão, Flutuação de tensão e Variação de tensão de curta duração) obtidos por meio de medições realizadas nas redes conectadas aos disjuntores da subestação da escola localizado no quarto andar.
Membros:
O trabalho vem da necessidade de implementação da técnica de inércia sintética nos parques eólicos em operação em todo o mundo. Resolver o problema de contribuição de inércia dos aerogeradores ao SEP melhora a qualidade da energia elétrica, a estabilidade da rede e das máquinas rotativas, os ajustes da proteção dos sistemas e a geração desta fonte de energia elétrica como um todo.
Membros:
Esse projeto foi criado com o intuito de viabilizar experimentos práticos assistidos para os alunos de engenharia elétrica. Em primeira instância, os experimentos servem de complemento aos tópicos teóricos abordados nas disciplinas de circuitos II e de controle, já que são matérias com menor quantidade de práticas. Espera-se que, por meio deste projeto, os alunos compreendam melhor os conteúdos programáticos referentes a essas matérias.
Membros:
Este projeto consiste na criação conteúdos auxiliares aos estudos introdutórios sobre Sistemas Elétricos de Potência. Dentre os materiais já desenvolvidos estão apostilas resumo contendo: teorias relacionadas a circuitos trifásicos, ferramentas matriciais úteis para resolução de sistemas, explicações sobre o sistema Por Unidade e exercícios resolvidos. Também estão em fase de desenvolvimento guias práticos que objetivam auxiliar o primeiro contato de estudantes com ferramentas de simulação de sistemas de potência como o Power World e, futuramente, o ANAFAS.
Membros:
Esse projeto consistirá na simulação da proteção de redes de distribuição de energia por meio do software ATPdraw. Mais especificamente, essa proteção será diferencial e ela usará a Transformada de Park para monitorar os relés. Para além, será utilizado o filtro médio móvel para atenuar possíveis interferências.
Membros:
Este projeto consiste na concepção e construção de um protótipo de um inversor monofásico de baixa potência controlado por meio de um Processador de Digital de Sinais (DSP) para aplicações em sistemas fotovoltaicos conectados à rede, englobando as seguintes etapas: dimensionamento dos componentes e circuitos de acionamentos, projetos dos controladores, design da placa de circuito impresso e programação do DSP. Paralelamente, uma apostila didática descrevendo a metodologia de construção e controle do inversor será também confeccionada.
Membros:
O objetivo principal era buscar uma modelagem por séries temporais que conseguisse prever a irradiação utilizando dados históricos. Alguns dos objetivos secundários foram: realizar uma análise exploratória da irradiação e encontrar medidas de dispersão e variabilidade; utilizar carta de controle de shewhart para avaliar o ajuste das séries temporais; analisar a distribuição horária da irradiação.
Membros:
Desenvolvimento de um software em python para aplicação em um estudo de qualidade de energia elétrica em sistemas de distribuição com a presença de sistemas solares fotovoltaicos, com o objetivo entender quais os impactos que sistemas solares fotovoltaicos podem gerar em sistemas de distribuição sobretudo na qualidade da energia elétrica.
Membros: