Curso de Otimização Aplicada ao SEP

No semestre letivo de 2022.1, o Capítulo IEEE Power and Energy Society da UFBA (PES UFBA) e o Grupo de Sistemas Elétricos de Potência Integrados (G-SEPi) ofertarão um curso com o objetivo de capacitar o estudante a realizar estudos de otimização nos Sistemas Elétricos de Potência (SEP).

O curso é exclusivo aos(as) alunos(as) de Engenharia Elétrica da UFBA e será ministrado pelo professor Renato Araújo (DEEC). Os encontros serão síncronos e realizados via Google Meet e os conteúdos serão disponibilizados no Google Classroom para os(as) inscritos(as).

• Carga horária: 20 horas;
  • Encontros semanais: Sexta-feira às 14h.;
  • Início das aulas: 04/03/2022;
  • Término das aulas: 06/05/2022;
  • Disciplina pré-requisito: SEP.

Ementa

1. Introdução a otimização;
  2. Métodos de programação matemática;
  3. Métodos de programação heurística;
  4. Algoritmos genéticos;
  5. Algoritmos colônia de formigas;
  6. Algoritmo nuvens de partículas.

Sobre o ministrante

Renato Araújo

• R$ 60,00.

O ministrante Renato Araújo é professor na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Ele já prestou serviços de consultoria em diversas áreas, realizando desde análises de alternativas de fornecimento até estudos de conexão de geração ao sistema elétrico. Além disso, apresenta experiências nas áreas de Distribuição, Qualidade de Energia e Otimização.

Disponível em: https://bit.ly/OtimizacaoSEP

Entre em contato conosco através do e-mail: gsepi@ufba.br.

Lucas Vieira contributor

Estudante de Engenharia Elétrica na UFBA, membro do G-SEPi e da IEEE Power and Energy Society (PES), ex-membro dos projetos de extensão Onda Elétrica e BAJA SAE Brasil na UFBA.