Lançamento do Curso Pré-SEP Online

A apostila Pré-SEP foi um dos primeiros materiais desenvolvidos no e grupo e deu origem ao Curso Pré-SEP, já realizado diversas vezes pelo Grupo de Sistemas Elétricos de Potência Integrados (G-SEPi) e pelo IEEE PES UFBA. O curso já foi ministrado por diversos ex-membros e também pelo professor Paulo Bastos, um dos orientadores do projeto Pré-SEP.

Hoje, como forma de quebrar as barreiras geográficas e eternizar este curso, os atuais membros do projeto divulgam o Curso Pré-SEP online, que será ministrado pelos atuais monitores da disciplina e abordará os conteúdos da apostila e seguirá com o intuito de preparar os estudantes que irão fazer a disciplina de Sistemas Elétricos de Potência, abordando conceitos como revisão matemática, revisão de circuitos, representação dos SEP e por unidade (PU).

EMENTA:

1. Introdução
    • Conteúdos Abordados na Apostila
    • Como acessar a apostila
  2. Abordagem Matemática
    • Matrizes
    • Números Complexos
    • Resolução de Sistemas Lineares
  3. Revisão de Análise de Circuitos
    • Divisor de Tensão
    • Divisor de Corrente
    • Equivalente de Rede
  4. Representação do Sistema Elétrico de Potência
    • Elementos do Sistema Elétrico de Potência (Simbologia)
    • Diagrama Unifilar e Trifilar
    • Comparação entre a visão de SEP 1 e Circuitos 2
  5. Sistemas Trifásicos
    1. Operador α
    2. Sistemas Trifásicos Simétricos com Carga Equilibrada
    3. Sistemas Trifásicos Simétricos com Carga Desequilibrada
  6. Por Unidade (pu)

Acesso aos vídeos

As primeiras três aulas do curso estarão disponíveis no YouTube do G-SEPi e do IEEE PES UFBA no dia 01/08/2022 às 10h.

Vai cursar SEP I no semestre de 2022.1 e já quer começar a se preparar? Não perca esta oportunidade!